Como funciona o Reiki?

O que é o Reiki?

O Reiki é um método terapêutico de transmissão da energia vital universal (o “chi” dos chineses ou “prana” dos indianos) através da imposição das mãos. Método terapêutico antigo, o Reiki foi desenvolvido 2.500 anos atrás no Tibete e popularizado no começo do século passado no Japão, pelo mestre budista Mikao Usui.

Como funciona uma sessão de Reiki?

Você deita na maca, de roupa. O terapeuta posiciona as mãos em pontos específicos do seu corpo (às vezes, tocando o corpo físico, outras vezes a uma distância de 10 a 50 cm) e lhe transmite a energia universal, que flui através das suas mãos, de forma a restaurar o equilíbrio mental, espiritual, emocional e físico. Alguns desses pontos correspondem aos pontos energéticos da acupuntura, outros dos chacras. 

Quanto tempo dura uma sessão?

Uma sessão dura uma hora.

Como me preparar para a primeira sessão?

Eu peço algumas informações por escrito antes da primeira sessão. Assim, podemos aproveitar melhor do seu tempo. É importante que essas informações tenham sido digitadas no computador, em vez de escritas à mão. 

  1. Identificar seu objetivo ou problema que você quer resolver com o Reiki. Caso tenha vários, pode classificá-los em ordem de importância.
  2. Um histórico dos 10 fatos mais importantes da sua vida, em ordem cronológica. Por exemplo: 1994: nasci em São Paulo. 1998: meus pais se mudaram para o Rio de Janeiro.
  3. Um histórico da sua saúde, com as datas importantes. Por exemplo: 1987: quebrei a perna esquerda. 1999: fiquei uma semana internada com pneumonia. Hoje: tenho dores na garganta.
  4. Mandar os documentos pelo email: contato@lifeterapias.com.br pelo menos 24 horas antes da sua sessão. Trazer também uma cópia com você no dia da sessão.

Para facilitar o procedimento, você pode baixar e preencher este modelo (EntrevistaReiki, formato Word) com os seus dados.

Quantas sessões de Reiki são necessárias?

Não há um número pré-determinado de sessões: depende muito do bem-estar que você sente. Às vezes, uma sessão pode ser suficiente, dependendo da sua queixa.

Como o Reiki é, acima de tudo, um balanceamento das suas energias para melhorar a sua saúde e seu bem-estar, pode-se fazer uma sessão semanal ou quinzenal como parte da sua rotina de cuidar do seu ser.

O terapeuta tem o dom de cura, mesmo?

O terapeuta não precisa ter um dom, pelo motivo que age como canal. Existem, porém, terapeutas mais eficientes que outros, por causa do seu veiculo físico mais preparado, da sua própria energia, da sua higiene de vida, do seu autocontrole emocional ou da sua intuição mais afinada. A intuição, por exemplo, é uma ferramenta essencial para “escutar” o corpo do paciente.

Vale a pena lembrar que cada ser humano possui a capacidade de curar: através da oração, da pureza da intenção ou do magnetismo próprio.

Como funciona a energia no meu corpo?

shutterstock_127073174

Por analogia, imaginamos o seu corpo como um conjunto de canos. Quando esses canos ficam entupidos, a energia não circula bem e o desequilíbrio se manifesta. O Reiki limpa esses canos, para deixar a energia fluir livremente. Assim, o Reiki ajuda o seu próprio organismo a funcionar de maneira otimizada e, consequentemente, a ativar todas as suas defesas naturais.

Há indicações especificas para se fazer Reiki?

Sim. O Reiki tem ótimos resultados com:

  • Estresse
  • Hipertensão
  • Problemas emocionais leves
  • Insônia
  • Enxaqueca
  • Dores articulares
  • Cansaço
  • Ansiedade

Posso livrar-me de todos os problemas e curar todas as doenças com o Reiki ?

Não. Como qualquer método terapêutico, o Reiki tem as suas limitações. Na minha visão, o Reiki é mais indicado para promover o bem-estar geral do que para curar doenças.

O Reiki pode substituir um tratamento médico ?

Não. Nunca é recomendável parar com as consultas ou deixar de tomar os remédios prescritos pelo profissional de saúde. Da mesma forma, nunca se deve interromper um tratamento médico para substituí-lo pelo Reiki.

Posso seguir um tratamento de Reiki junto com o tratamento médico?

Com certeza! É até recomendado seguir em paralelo com algumas sessões de Reiki. Pacientes que estão passando por quimioterapia, que passaram por uma cirurgia ou que estão fazendo qualquer tipo de tratamento médico podem acelerar a recuperação e sofrer menos efeitos colaterais com a prática regular do Reiki.

Existe alguma contra-indicação para o Reiki ?

Não, absolutamente nenhuma!