Provas da reencarnação

Existem provas científicas da reencarnação?

Infelizmente, não. Da mesma forma como não existem provas científicas da existência de Deus, dos espíritos, dos extraterrestres, da vida em outros planetas ou de anjos, embora muitos fatos indiquem a forte probabilidade da reencarnação: crianças que falam de repente línguas desconhecidas, pessoas que reconhecem lugares para onde nunca viajaram, outras que conseguem verificar elementos obtidos durante uma regressão, etc.

Os estudos mais conhecidos sobre a reencarnação são do professor Ian Stevenson: ele analisou centenas de casos de crianças com lembranças espontâneas de vidas passadas e coletou muitos dados convincentes.

Existem provas científicas da eficácia da Terapia das Vidas Passadas?

De meu conhecimento, não existe nenhum estudo cientifico sobre a eficácia da TVP. No entanto, inúmeros pacientes testemunham claras melhoras depois de ter feito uma ou varias sessões. É bom lembrar que muitos psiquiatras – que até nunca tinham ouvido falar de vidas passadas – adotaram a TVP depois de hipnotizar pacientes, que voltaram espontaneamente em outras encarnações e, depois, melhoraram os seus sintomas.

Como saber a diferença entre as imagens produzidas pela imaginação e aquelas de uma vida passada?

Infelizmente, não dá para saber com certeza absoluta. Às vezes, quando você consegue ter uma imagem clara da sua vida passada (com informações como nome, endereço, local de sepultamento, etc.) e essa existência tenha ocorrido em um momento relativamente recente, os fatos podem ser verificados e comprovados.

Várias pessoas já encontraram provas de uma vida passada dessa forma. Em geral, as cenas parecem tão reais e as emoções tão fortes, que a pessoa tem a certeza de que se trata de uma vida passada.

Porém, o seu subconsciente também é capaz de “inventar” uma historia e até se inspirar na vida de um personagem histórico. Em todos os casos, essas informações têm como objetivo lhe transmitir uma mensagem relevante ou fatos importantes para o seu crescimento e seu melhoramento.

Os céticos alegam que a reencarnação é pura fantasia, já que várias pessoas regredidas têm pretendido ser o mesmo personagem histórico. O que concluir?

Isso é um dos mitos mais divulgados e mais errados sobre a regressão: sempre pensar que você vai ver a vida de alguém de famoso ou importante! A maioria das existências vividas é de anônimos e não tem nada de espetacular.

Para responder à pergunta, às vezes a pessoa regredida pode se confundir com um personagem histórico porque viveu perto dele na mesma época. Há também alguns autores que alegam que podemos acessar os registros akashicos (que contêm os arquivos das vivências de todas as almas) e explorar assim a vida de qualquer pessoa que já pisou na Terra.

Se Deus não quis nos dar a memória espontânea de vidas passadas, pode ser considerado uma heresia tentar acessá-las?

Na minha visão, cada ser humano tem o livre arbítrio de fazer o que acha necessário para o seu crescimento, desde que não prejudique o seu próximo.