10 maneiras para vencer a procrastinação

Você sempre deixa as obrigações para amanhã? Gosta de enrolar na hora de resolver as pendências? Falta frequentemente vontade para começar ou terminar uma tarefa ? Então você é vitima da procrastinação, um dos problemas mais comuns tanto na vida pessoal quanto no ambiente corporativo. Confira algumas maneiras para evitá-la e fazer o seu dia render ao máximo!

Segundo um ditado popular espanhol, “’amanhã’ é sempre o dia mais ocupado da semana.” Vencer a procrastinação é questão de planejamento e força de vontade. Não se esqueça: quanto mais as tarefas se acumulam, mais tempo você perderá para cuidar delas – tempo que poderia ser usado para o lazer, o descanso e o convívio com a família. Como se não bastasse, adiamentos frequentes prejudicam sua reputação com amigos e colegas de trabalho e dificultam a realização de seus sonhos e metas de longo prazo.

Você pode começar com este artigo: em vez de apenas lê-lo, comece a colocar as dicas em prática agora mesmo, e logo perceberá a diferença que a organização faz na sua qualidade de vida.

1. Pare de pensar e comece a agir

Quanto mais você pensar sobre as coisas que precisa fazer, mais desagradáveis e difíceis elas parecerão e mais você as adiará. Como disse George Claude Lorimer: “Adiar uma tarefa fácil torna-a difícil, e adiar uma tarefa difícil torna-a impossível”. 

Portanto, em vez de ficar pensando em como é ruim ter que resolver determinado problema, simplesmente resolva-o o mais rápido possível. Essa regra se aplica principalmente aos atos mecânicos, como varrer a casa ou arrumar a mesa de trabalho.

2. Siga a regra dos dois minutos

Essa estratégia é simples e muito eficiente. A maioria dos adiamentos acontece por pura preguiça. Por isso, toda vez que surgir uma nova tarefa que possa ser resolvida em até dois minutos, resolva-a imediatamente.

Por exemplo, lavar os pratos logo após a refeição, pendurar a roupa limpa no armário ou responder um e-mail são coisas que, quando acumuladas, acabam tomando muito mais tempo e atrapalhando nossa rotina. Vale também separar a primeira meia hora do dia e preenchê-la apenas com essas obrigações rápidas.

Volte à dica número um: não pense, simplesmente faça.

3. Faça um checklist

Temos tantos pequenos afazeres no dia-a-dia que às vezes ficamos perdidos e nos esquecemos de alguns. Uma ferramenta muito útil é fazer uma lista de tudo o que se tem a fazer, tanto as pequenas tarefas quanto as grandes, e ir riscando conforme as cumprir.

Além de dificultar o esquecimento e facilitar a visualização de quais são mais urgentes ou importantes, eliminar as tarefas da lista torna-se fonte de motivação, pois provoca uma agradável sensação de dever cumprido.

4. Planeje seu tempo

Planos abstratos não levam a lugar nenhum. Porém, fazer um planejamento realista e manter-se fiel a ele é a chave para o sucesso.

Pegue sua lista de tarefas e determine o dia e o horário em que vai cumprir cada uma. Nesta fase, “passear com o cachorro” vira “passear com o cachorro por 15 minutos às 13h, todos os dias”. Para o trabalho ou os estudos, principalmente se você os faz por conta própria, é interessante distribuir as tarefas em um cronograma diário ou semanal.

5. Bloqueie distrações

Nenhuma concentração resiste por muito tempo quando existem estímulos externos por perto. Internet, televisão e celular são um convite irresistível à procrastinação: quando estiver ocupado, simplesmente desligue-os. Se você usa a internet para trabalhar, existem aplicativos que bloqueiam por um período determinado redes sociais e outros sites de entretenimento (tente o Rescue Time, Antisocial, Self Control ou Freedom).

Não deixe à vista objetos que remetam a seus hobbies nem documentos que lembrem outros afazeres. Se o ambiente estiver muito barulhento, use tampões de ouvido ou use algo que produza um ruído contínuo capaz de sobrepor-se ao barulho sem incomodar (como um ventilador ou um CD com sons da natureza).

6. Cuidado com os primeiros 30 minutos

Você acaba de se sentar para trabalhar ou estudar, e pensa: “Antes de começar vou checar meu e-mail e as redes sociais, vai levar só cinco minutos”. Então os cinco minutos se transformam em 30, que se transformam em duas horas, e quando percebe, você já passou metade do dia perdendo tempo com virais inúteis e não produziu nada.

Para evitar esse círculo vicioso, toda vez que você se sentar para trabalhar ou estudar, os primeiros 30 minutos devem ser exclusivamente para o trabalho ou estudo. É saudável fazer pausas de hora em hora, quando você já tiver estabelecido um ritmo contínuo e provavelmente não se deixará levar tão facilmente pelas distrações.

7. Divida as tarefas em partes

Defina um passo-a-passo detalhado para o cumprimento de suas tarefas. Dividindo uma meta maior em outras menores, seu cumprimento torna-se bem mais fácil.

Por exemplo, “estudar matemática” pode ser dividido nos seguintes passos:

  1. Definir quais as matéria a serem estudadas;
  2. Montar um cronograma dividindo as matérias pelo tempo disponível até a data da prova;
  3. Estudar a teoria;
  4. Resolver exercícios;
  5. Fazer um simulado da prova que se pretende realizar.

8. Faça uma coisa de cada vez

Hessoas que têm o costume de fazer muitas coisas ao mesmo tempo acabam não fazendo nenhuma de modo satisfatório.  Além disso, cuidar de uma tarefa pensando nas outras que estão pendentes gera stress e baixo rendimento. Faça um planejamento e siga-o, concentrando-se na atividade atual sem pensar nas outras coisas que tem a fazer.

Sempre que possível, ao começar uma tarefa, execute-a até o final. Interromper uma atividade para começar outra atrapalha o fluxo do raciocínio e diminui o rendimento e a qualidade do trabalho.

9. Comece pela tarefa mais difícil

Eentre os campeões de procrastinação estão atividades mais trabalhosas ou desagradáveis, como fazer uma ligação importante, terminar um relatório complicado ou responder dezenas de e-mails.

Começar seu dia por essas tarefas ou terminando as que estão inacabadas desde o dia anterior traz uma sensação de alívio e leveza. Resolvendo as pendências mais importantes ou difíceis primeiro, o resto do dia fluirá mais facilmente.

10. Motive-se através de recompensas

Estabeleça metas e recompense a si mesmo quando conseguir concluí-las. Segundo a psicologia, reforços positivos são a melhor forma de motivar-se a cumprir uma tarefa.

Defina pequenas recompensas conforme for cumprindo suas tarefas diárias. Por exemplo: após duas horas de estudo, você pode ganha um chocolate; se conseguir cumprir todas as atividades da sua checklist, você poderá ir ao cinema; quando conseguir finalizar aquele projeto importante, irá assistir um episódio da sua série favorita.

A vantagem extra é que esses pequenos prazeres distribuídos ao longo do dia ajudam a aliviar o stress e não permitem que o cansaço se acumule.

Steven Anthony, psicologo, life coach e terapeuta Dicas escritas por Steven Anthony, Life Coach, Psicólogo e Terapeuta da Life Terapias (Guarujá, SP). 

Artigo original: www.lifeterapias.com.br