10 situações em que você precisa de um coach de vida

Ter um life coach é como contratar um personal trainer para a sua mente. Com a ajuda desse profissional, você consegue melhorar todos os aspetos da sua vida. Separamos 10 situações em que o life coaching (coaching de vida) lhe oferece uma grande oportunidade de transformação.

1. Você está confuso sobre uma decisão que precisa tomar

Quer trocar de carreira, deixar um relacionamento ruim, mudar de cidade, escolher entre os projetos do seus sonhos, voar com suas próprias asas?

Às vezes, é difícil ver as diferenças entre o risco do imobilismo e a oportunidade da mudança, e a batalha mental entre razão e emoção torna tudo ainda mais confuso.

Um coach de vida vai ajudá-lo a encontrar a melhor solução, cavando por baixo dos seus pensamentos, sentimentos, valores e motivações. Você vai obter a clareza necessária para tomar a decisão certa, sem dúvidas e receios. Apenas uma sessão já pode ser suficiente para avaliar a sua escolha com lucidez.

2. Você está perdido ou sem rumo

A vida não faz mais sentido? Não sabe o que fazer com o seu tempo livre? Não gosta do seu trabalho? Acabou de sair da faculdade e percebeu que não ama o campo que você estudou? Ou esta insatisfeito com sua rotina como pai, cônjuge ou familiar.

Um coach de vida vai ajudá-lo a descobrir o seus verdadeiros valores pessoais e identificar o que faz o seu coração cantar. Quanto o seu coração canta, você ouve a harmoniosa musica de felicidade. Em outras palavras, poderá descobrir o que é realmente importante para você.

Dessa forma, você retoma o controle da sua vida e decide como quer honrar esses valores para viver uma vida cheia.

3. Você está infeliz

Você pode estar infeliz em muitas areias da sua vida: relacionamento, trabalho, família, espiritual, finanças.

Existe uma regra universal: quando você não estiver satisfeito, precisa de uma mudança – na maioria das vezes interna. Às vezes, melhorar o seu padrão de vida significa simplesmente mudar os seus pensamentos.

De qualquer maneira, o life coach vai ajudá-lo a identificar as raízes dessa infelicidade, descobrir os seus valores profundos (a maioria das vezes, as pessoas infelizes não estão vivendo em harmonia com os seus valores) e ajudá-lo a fazer as mudanças necessárias para alcançar a felicidade.

Assim, poderá viver uma vida equilibrada e abençoada com alegrias.

4. Você sofre de depressão ou ansiedade

Nem sempre depressão e ansiedade podem ser consideradas doenças propriamente ditas. Muitas vezes, são melhor classificadas como distúrbios momentâneos da consciência, descontrole emocional, oscilações drásticas de humor e dificuldade para viver no presente.

A maioria dos episódios depressivos ou das crises de ansiedade nasce dentro da sua mente: o seu jeito de lidar com um trauma, de reagir a uma situação, de atribuir um significado a um acontecimento ou de enxergar o futuro. Muitas vezes, os dois distúrbios também resultam da falta de direção e de foco em sua vida.

O life coach vai ajudá-lo a domar a sua mente através de novos comportamentos positivos. Assim, poderá sair da depressão, vencer a ansiedade e funcionar a plena capacidade. 

5. Você acabou de sair de um relacionamento

Você está com o coração partido ou machucado, com receio de começar um novo capitulo romântico. Não quer de jeito nenhum repetir os mesmos erros.

O coaching de vida vai ajudá-lo a maximizar as lembranças positivas dos relacionamentos passados, a evoluir com as lições aprendidas, a esclarecer o que você quer realmente para dividir o seu carinho e a identificar qual tipo de parceiro você deveria buscar para ter um relacionamento saudável e significativo.

6. Você está confortável demais

Você tem sua rotina, seus costumes, sua zona de conforto. É agradável, aconchegante, seguro, fácil. No longo prazo, todavia, você vai murchando aos poucos, e a vida se torna monótona e insatisfatória. E um dia, daqui alguns anos, você se arrependerá, mas então será tarde demais.

Ficar para sempre no mesmo lugar e vivendo sua vida no piloto automático impede a sua evolução. Todo ser humano precisa de um mínimo de estimulações para poder aprender, evoluir e crescer – assistir a novelas, torcer pelo seu time preferido ou tomar uma cerveja no bar da esquina não contam.

O coach de vida vai ajudá-lo a sair devagarzinho da sua zona de conforto. Apenas o suficiente para se sentir vivo, vibrando, entusiástico, sem revolucionar a sua vida nem atrapalhar o seu equilíbrio. Por exemplo, ir atrás do seu sonho, da sua paixão, aprender umo novo idioma ou tocar um instrumento. 

7. Você está com medo

Medo de ir para frente, medo de olhar para trás, medo do que os outros vão pensar, medo de tomar as rédeas da sua vida, medo de parecer estúpido, medo do fracasso, medo do sucesso, medo de ficar sozinho. Todos nós temos medo de alguma coisa.

Muitas vezes, o medo não tem razão de ser e resulte de crenças limitantes. O life coach lhe dará ferramentas para remover toda crença limitante, enfrentar e superar os seus medos com coragem e determinação. Você não precisará mais fugir da vida!

8. Você ja fez terapia(s) sem obter resultados

Você já se deitou no divã e contou tudo sobre você, seus problemas e seu passado, mas continua frustrado? Já refletiu demais na jornada da auto descoberta e da introspeção, sem obter satisfação? Não tem mais paciência? Então tente um método mais rápido e eficaz!

A grande vantagem do coaching é o fato de se focar mais na ação que na reflexão, fornecendo as ferramentas para obter resultados concretos em pouco tempo.

Em outros termos, o life coach vai te levar de onde você esta agora até onde você quer chegar. Enfim, vai poder olhar para frente e mover-se na direção escolhida. Para fazer uma analogia, você vai viajar de avião, em vez de ônibus. O seu destino é o mesmo, mas o modo de chegar lá, a velocidade e a paisagem são diferentes.

9. Você quer crescer

“Quando paramos de aprender e progredir, começamos a morrer realmente”. Essa frase deveria ressonar em você. O crescimento, tanto intelectual como emocional e espiritual, deveria ser a sua prioridade máxima em cada dia da sua vida.

Bem, é verdade que a vida se encarrega de proporcionar essa aprendizagem, geralmente através de eventos dolorosos. Mas você não precisa esperar o destino bater na sua porta para tomar providencias.

O life coach vai ajudar você a identificar as suas paixões, seus objetivos profissionais e privados. Juntos, você e seu coach vão estabelecer metas para que você possa sempre crescer em todos os aspetos da sua vida.

10. Você foi demitido ou quer reorientar a sua carreira

Talvez este seja o momento ideal para montar o seu próprio negócio, ou mesmo (re)examinar as suas forças e fraquezas e recuperar a confiança no seu potencial.

Em ambos os casos, o life coach ajuda a revelar suas motivações profundas e seus valores para que você nunca mais se aborreça no escritório. Você passa 1/3 da sua vida no trabalho. Melhor, então, escolher uma carreira que lhe traz satisfação e felicidade, e cada novo trabalho lhe trará um prazer imenso!

Steven Anthony, psicologo, life coach e terapeuta Dicas escritas por Steven Anthony, Life Coach, Psicólogo e Terapeuta da Life Terapias (Guarujá, SP). 

Artigo original: www.lifeterapias.com.br