As melhores histórias de inspiração e sabedoria, parte 2

Na pratica de coaching, as histórias e as metáforas representam uma ferramenta poderosa para estimular a inspiração, despertar o poder interior, acessar a sabedoria e transformar vidas. Separamos as melhores para você poder refletir: “A caixa de ferramentas do diabo” e “O atirador de estrelas”.

A caixa de ferramentas do diabo

Muitos anos atrás, o Diabo decidiu realizar uma venda de todas as ferramentas de seu comércio. Ele arrumou todas elas em uma caixa de vidro para todos verem.

Havia o reluzente punhal da inveja, e ao lado estava o martelo da raiva. Em outra seção, ele colocou os arcos da ganância e, ao lado, as setas envenenadas de luxúria e inveja. Ali perto estavam as armas de medo, orgulho e ódio. Cada um cuidadosamente apresentado, e marcado com seu nome e correspondente preço.

Mas, em uma seção completamente separada do resto, estava um pequeno, inexpressivo pedaço de madeira, que o Diabo rotulou “Desânimo’.

Surpreendentemente, o preço desta ferramenta foi maior do que todas as outras juntas. Quando perguntado o motivo da diferença, o Diabo respondeu: “A razão pela qual eu valorizo tanto essa ferramenta é que ela é a única ferramenta no meu arsenal que eu sei que se pode sempre confiar.”

Ele acariciou o pedaço de madeira com amor. “Se eu puder apenas introduzir este pedaço de madeira na mente de uma pessoa, disse o Diabo, abre a porta para todo o resto. Não há nada tão mortal quanto o desânimo.”

O atirador de estrelas

Um homem estava andando na praia quando notou um jovem rapaz pegando algo do chão e jogando em direção ao mar. À medida que o homem se aproximou do menino, viu que os objetos eram estrelas do mar. O menino estava cercado por elas, ao longo da costa. Parecia haver milhões delas.

“Por que você está jogando a estrela do mar na água?, perguntou ao menino. “Se as estrelas do mar estiverem na praia amanhã de manhã quando a maré baixar, elas vão morrer”, respondeu o menino, continuando com seu trabalho.

“Mas isso é ridículo!, gritou o homem. Olhe ao seu redor. Há milhares de quilômetros de praia e milhões de estrelas do mar. Como você pode acreditar que o que está fazendo poderia fazer diferença?”.

O jovem pegou mais uma estrela do mar, fez uma pausa, pensativo, e enquanto jogou-a nas onda disse: “Faz diferença para esta aqui”.

Moral: mesmo o menor dos esforços pode fazer uma diferencia na sua vida ou na vida de alguém.

Steven Anthony, psicologo, life coach e terapeuta Dicas escritas por Steven Anthony, Life Coach, Psicólogo e Terapeuta da Life Terapias (Guarujá, SP). 

Artigo original: www.lifeterapias.com.br