10 passos para transformar as críticas em fonte de crescimento

Sabia que as críticas podem te fazer bem? Quando recebidas e aproveitadas da forma certa, as críticas ajudam no crescimento pessoal e profissional. Se você se sente chateado e ofendido ao ouvi-las, leia com atenção os 10 passos para mudar sua relação com as críticas e transformá-las em uma chance para melhorar.

1. Resista à tentação de defender-se

N ão tem jeito: nossa primeira reação ao ouvir uma crítica é se defender, dando mil desculpas para ter feito isso ou aquilo. Às vezes, a pessoa nem terminou de falar e você já contra-ataca, apontando algum defeito de seu interlocutor.

Da próxima vez que perceber uma crítica se aproximando, respire fundo e tente ouvir tudo sem reagir negativamente, resistindo à tentação de se defender de imediato.

2. Aprenda a identificar a crítica não-construtiva

Identifique se a crítica é construtiva, se a pessoa tem boas intenções ou se apenas quer atacar e não tem fundamentos para dar sua opinião.

Se for este o caso, simplesmente vá embora e não perca tempo pensando a respeito. Isso lhe ensinará a valorizar quando receber uma crítica realmente útil, que pode trazer benefícios reais à sua vida pessoal ou profissional.

3. Pergunte

Superada a vontade de reagir negativamente e identificado se é uma crítica construtiva e bem-intencionada, é chegada a hora de aproveitar ao máximo a oportunidade. E a melhor maneira de fazer isso é explorando mais o tema. Peça para a pessoa exemplificar o que está dizendo, mostrando em quais situações você costuma agir de tal maneira. Pergunte o que ela acha que você poderia fazer para mudar.

Essa atitude abre espaço para uma grande evolução, pois você estará lidando de modo inteligente com a crítica, beneficiando-se dela para aprender e crescer, ao invés de comportar-se como uma criança mimada que não sabe ouvir um “não”.

4. Agradeça ao crítico

So comentário foi útil, agradeça a pessoa que lhe abriu os olhos. Isso mostra maturidade e, se estiver em seu ambiente de trabalho, pode trazer inclusive benefícios para a carreira. O profissional que sabe receber críticas e melhorar a partir delas é bem visto e admirado por seus colegas e superiores e tem mais chances de crescer dentro da empresa.

No âmbito pessoal, receber bem uma crítica e agradecer ao interlocutor é uma forma de solidificar a amizade ao invés de perdê-la desnecessariamente, como não raro acontece.

5. Aprenda a ouvir

Quando você se abre à experiência de ouvir críticas, aprende a ser melhor ouvinte em outras situações, habilidade que a maioria das pessoas não pratica com frequência.

 A vida moderna faz com que as pessoas estejam sempre atarefadas, correndo de um lado para outro sem parar. Perde-se a paciência ao ouvir o desabafo de um amigo ou as histórias de vida das pessoas mais velhas.

Esses são momentos importantes da vida que, no futuro, você poderá se arrepender amargamente de não ter aproveitado melhor quando teve a chance.

6. Identifique questões enraizadas

Às vezes uma crítica toca em um tema que o deixa extremamente sensível. Essa é uma oportunidade de explorar questões enraizadas dentro de você, algo que de repente não está te trazendo apenas um, mas diversos problemas.

Por exemplo: na infância seu pai fez determinada crítica de forma construtiva, mas você respondeu agressivamente sem nem querer ouvir direito. A partir daí você enterrou o assunto dentro de si por vergonha, mas seu subconsciente sabe que é verdade e que o que ele disse tinha fundamento.

Se encarar a nova crítica de frente, você pode começar a fazer algo a respeito e mudar vários aspectos de sua vida e personalidade para melhor! Se não conseguir fazer isso sozinho, talvez seja interessante procurar um terapeuta.

7. Entenda que ninguém é perfeito

Ter consciência de que hoje você está na posição de criticado, mas amanhã poderá ser quem faz a crítica faz perceber que todo mundo está aqui para aprender algo e que não há problema em errar. Isso tira um grande peso dos seus ombros, porque tentar ser perfeito e agradar a todos 24 horas por dia é inútil e extremamente desgastante, tendo em vista que esse tempo poderia ser usado de maneira muito melhor e mais produtiva.

Quando se lida de maneira saudável com as críticas, aprende-se de uma vez por todas o quanto não precisar ser perfeito é libertador!

8. Não leve para o lado pessoal

Se você já identificou que a crítica é construtiva e bem-intencionada, não se magoe com quem a fez. Não leve para o lado pessoal: tente ver a crítica como um presente que lhe foi dado. Desse modo, você evita tratar a pessoa de um modo que ela não merece, mesmo que inconscientemente, afinal, ela estava sendo sincera e tentando te ajudar.

Superar a mágoa que vem com uma crítica ajuda em seu crescimento pessoal e gera amadurecimento e paz interior, além de não correr o risco de perder uma grande amizade ou parceria à toa.

9. Aprenda a criticar

Quando nos abrimos para receber críticas, podemos aproveitar a chance para aprender também como melhorar nossa própria maneira de criticar e dar feedback. Na maior parte do tempo as pessoas não gostam de receber críticas, mas não prestam a mínima atenção na maneira como agem quando são elas a criticar alguém.

Será que você é um crítico construtivo? Dá sua opinião com sensibilidade, de maneira respeitosa, sem ofender ninguém? Tem fundamento para apontar tal questão? Perceba o que lhe incomoda ao ouvir uma crítica e tente se lembrar se não faz o mesmo. Você pode se surpreender.

10. Não se apegue a sentimentos ruins

Quando você descobre que é normal cometer erros e aprende a ouvir críticas, acaba desapegando de outros sentimentos ruins que podem surgir durante a vida. Desse modo, sofre menos com coisas sem sentido, como preocupações exageradas, medos infundados, arrependimentos, estresse, entre outros atrasos de vida.

Pode ser um pouco difícil no começo, pois tendemos a nos apegar mais ao negativo do que ao positivo, mas lembre-se sempre: você não tem controle sobre o que já passou, nem pode adivinhar o que está por vir, mas pode mudar seu presente para ter uma vida melhor, plena e realizada!

Steven Anthony, psicologo, life coach e terapeuta Dicas escritas por Steven Anthony, Life Coach, Psicólogo e Terapeuta da Life Terapias (Guarujá, SP). 

Artigo original: www.lifeterapias.com.br